Você sabe escrever comentários?

06:49

Não foi uma ou duas vezes que, vagando pelo grupo oficial do Nyah! Fanfiction, encontrei autores se queixando dos chamados "leitores fantasmas"; pessoas que leem a sua história, acompanham e favoritam, mas não aparecem e nem se manifestam em momento algum. Em contrapartida, muitos desses leitores defendiam a ideia de que não sabiam o que colocar no campo do comentário. Eu vim de uma época onde sites que promoviam essa interação entre leitor e escritor eram raros, escassos, e a maioria das pessoas que eu conhecia — incluindo eu mesma — escrevia apenas para si. O surgimento de um canal que possibilite o feedback em relação à determinada obra foi uma inovação que eu, particularmente, achei bem atraente.



Eu sou uma autora segura de mim, e isso significa que, independente de receber comentários, eu vou continuar escrevendo. É lógico que quando você recebe aquele comentário, quando você vê que a história que você escreveu, e que te excita tanto, causou a mesma sensação em outra pessoa, é muito melhor. Dá aquela renovação no espírito e, muitas vezes, até uma inspiração diferente. Tornou-se muito bom receber o carinho dos leitores. Porém certos escritores desenvolveram uma dependência desse recurso muito maior e acabam desistindo quando não recebem o feedback que esperam. Nem todo mundo é resolvido o suficiente para lidar com a rejeição e com a indiferença alheia. Então eu sempre reforço que escrever algumas palavrinhas de incentivo para o autor (mesmo uma crítica, aliás, principalmente ela, é de grande ajuda) não custa nada a ninguém e, ao mesmo tempo, faz outros muito felizes.

Existem muitas pessoas, porém, que têm dificuldade de organizar as ideias e essa (além do fato de a maioria usar celular e ainda ser bastante complicado comentar através dele) é um dos maiores fatores que levam os leitores a não deixar uma review ao lerem uma história. Tem a preguiça também, mas, como para essa não se tem remédio, vamos  nos focar naquilo que podemos melhorar. Pensando nisso, eu decidi compartilhar com vocês algumas dicas, técnicas e orientações sobre como organizar as ideias para ter o que dizer na hora de deixar uma review. Algumas eu utilizo até hoje, outras me ajudaram no início, até eu ser capaz de fazer tudo naturalmente, mas todas elas foram úteis para mim.

  1. Leia a história com muita atenção; pois, muitas vezes, as pessoas têm o hábito de fazer tudo muito rápido (seja por causa do tempo escasso ou por hábito mesmo) e acabam realizando uma leitura superficial do texto. Por causa disso, pegam as ideias por cima. Se você fizer uma leitura adequada, com certeza achará alguma coisa que mereça ser apontada.
  2. Durante a leitura, considere a possibilidade de ir anotando, em um local separado (pedaços de papel e editores de texto no pc [até a barra do navegador, que eu uso muito] servem), todas as coisas interessantes que você pode mencionar no comentário. Se você fizer isso apenas mentalmente, corre o risco de chegar ao fim do texto e esquecer todas essas coisas. 
  3. Se for o seu agrado, elabore uma pequena lista de tópicos a serem observados. Eu usei muito essa técnica no início da minha vida de escritora na internet porque (pasmem!) eu tinha dificuldade de saber que coisas eu deveria levar em conta na história. A minha lista possuía itens como enredo, personagens, capa, sinopse, desfecho do capítulo entre outras coisas. Você não precisa comentar sempre todos os itens, sabemos que em certos casos alguns deles nem precisam ser mencionados, mas, se você se perder no raciocínio, ter essa lista pode ser bem útil. 
  4. Se algum ponto do texto causou dúvida, ou você não tem certeza se compreendeu o que o autor queria passar com determinada passagem, não tenha medo, pergunte. A maioria dos autores que conheço ficam felizes em responder questionamentos em relação às suas histórias. Se você imaginou um final diferente para uma cena, ou se tem teorias sobre os personagens e sobre o enredo, manifeste-se também. Além de entusiasmar os escritores, muitas vezes esse tipo de comentário rende ótimas ideias para o futuro. 
  5. Se nenhum dos itens anteriores te ajudar, utilize as duas perguntinhas que o próprio Nyah! oferece no campo de comentário: "O que mais gostou no capítulo?" e "O que acha que precisa ser melhorado". Elas estão la´por uma razão. Comente uma coisa positiva e uma negativa; resuma.
Sei que fazer um comentário é algo muito pessoal, que, assim como escreve uma fanfic, cada um faz do seu próprio jeito, com sua própria fórmula, e você não precisa seguir essas dicas à risca. Elas servem como orientação para os momentos em que você realmente não faz ideia do que dizer. Você pode utilizar todas, uma, duas, ou nenhuma. Também pretendo escrever um outro artigo, entitulado "Você sabe receber/responder comentários?" voltados para o outro lado da moeda: os autores das histórias. Eu espero que tenha ajudado de alguma forma.

Até a próxima! 

Dá olhadinha aqui também:

3 comentários

  1. Achei uma fofura, Mari! Super explicadinho e delicado, só não concordei muito com a primeira parte, acredito que as pessoas publiquem - ao menos, no caso que eu conheço de autores - para receber feedback, para entender como crescer e melhorar. Não é questão de ter segurança de si ou não, mas a questão de notar se vai ou não bem e isso é algo que as pessoas buscam nesse feedback, se elas não possuem, elas mantem as coisas delas para si mesmas, ao menos, eu vejo assim. ;)

    Adorei. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucy, muito obrigada pelo seu comentário~! Eu tentei explicar do jeito mais fácil possível pra todo mundo conseguir entender. Em relação à parte em que você não concordou comigo, deixe-me explicar melhor. Eu quis dizer que, sim, você publica porque você quer aquele feedback, senão, concordo contigo, manteria pra si e no computador, mas o "resolvido" foi em relação a continuar escrevendo /apesar/ de não receber o feedback. Todo mundo gosta de receber comentário, sempre me anima e me põe pra cima, mas eu tenho consciência de que posso não receber o feedback que espero e não pretendo parar de escrever se isso acontecer. Esperar a gente espera, mas se não vem... bom, bola pra frente, hahah negócio é trabalhar com divulgação, melhorar a escrita tanto quanto seja possível, e tudo mais. ♡ Obrigada pelo seu ponto de vista, moça, até a próxima!

      Excluir
  2. Texto muito bem escrito. Acho que se você é mesmo um escritor bem resolvido, os comentários podem te ajudar a ter mais determinação ainda. Eu, por exemplo, não fico triste se não comentam, mas fico cheio de corações nos olhos quando leio a opinião de alguém que tirou um tempo da sua existência pra dar atenção aos meus devaneios.

    Parabéns pelo texto Mari!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Café com Letra | Mochaccino #2

» Scylla: Paixão, Matança e Vazio - Marcondes Pereira;
» Aracne - Jeniffer;
» Anjo de Pedra - Dark Bastet;
» Ceci Iara - ZodiacAne;
» O Grito da Banshee - Petr0va;