Tiro ao Pixel #1 — Shuutai Head Less (ou O Prisioneiro Sem Cabeça)

10:58

Eu sou o tipo de pessoa que adora jogar; sejam os joguinhos pixelados e antigos, com uma vida útil menor, quanto os mais modernos que ostentam gráficos modernos e cada vez mais reais. Estou dando início a essa nova sessão do site, intitulada "Tiro ao Pixel", em uma clara referência a um dos esportes mais famosos na idade média, onde eu, Mari, pretendo falar de alguns games bacanas (em especial os 2D de horror e/ou survival feitos no RPG Maker pelos quais eu tenho uma queda descomunal). Decidi começar por um que há muito tempo já chamava minha atenção.

Ele se chama Shuutai Head Less (traduzido, através do Zero Corpse, para "Prisioneiro Sem Cabeça"). Li pouco sobre ele na internet antes de jogá-lo, não sabia muito mais do que a sinopse abordava, e mesmo sendo um jogo bem curto eu acabei me assustando muito (inclusive vou deixar um vídeo lá embaixo dos meus "melhores" momentos jogando).


Como eu disse antes, o jogo é do gênero survival horror cheio de puzzles difíceis e foi criado no RPG Maker por tachi さん/. A história é bem simples e sem muitas complicações, e fala sobre uma garota, chamada Erina que, de repente, se vê em uma prisão que ela nunca tinha visto antes. Há muitos monstros e espíritos bizarros no lugar e o objetivo da moça é sair dali o mais rápido possível.
A trilha sonora é marcante, ora com sonzinhos bizarros ora com barulhos altos que assustam o jogador, e o ritmo é bem rápido. Logo no início já tem bastante coisa acontecendo e você é obrigado (no bom sentido) a entrar na atmosfera do jogo. O traço é bem bonito, apesar de simples, e é bem vivo e chamativo.

O único problema significativo é que os puzzles e as coisas que você tem que fazer para avançar no jogo não parecem ter uma lógica dentro da história, e, ao mesmo tempo, não há história. Aparecem detalhes que parecem fazer parte dessa história, mas não se ligam, não há uma conexão entre eles, e isso dá a impressão que estão todos soltos. Ouvi falar que o criador do jogo estava fazendo um outro jogo como uma espécie de spin-off, mas eu ainda não vi nada a respeito.

Eu joguei o jogo, gravei, mas, como deu probleminha na parte final do vídeo, eu não pude upar como um vídeo de gameplay completo (e olha que tentei consertar de todo jeito), então eu achei que seria bacana aproveitar algumas ceninhas e fazer um vídeo rápido das partes mais legais (a.k.a. que eu mais me assustei) e aí está o resultado:

"Esses cara que tem a cara boazinha são os piores, não confia nesses cara"
Lispector, Krista

O download do jogo, com a tradução para o português, vocês podem obter através do link do Zero Corpse que eu deixei ali em cima embutido no nome do site, e, se jogarem, não esqueçam de me contar como foi.

Até mais, povo~
Até a próxima!

Dá olhadinha aqui também:

0 comentários

Café com Letra | Mochaccino #2

» Scylla: Paixão, Matança e Vazio - Marcondes Pereira;
» Aracne - Jeniffer;
» Anjo de Pedra - Dark Bastet;
» Ceci Iara - ZodiacAne;
» O Grito da Banshee - Petr0va;